Sobre
Nina Pandolfo

Nina Pandolfo
ficou conhecida por criar um universo lúdico e bem particular, pintando delicadas meninas de olhos grandes e expressivos, que misturam uma dose de ingenuidade com a delicadeza feminina e um toque de sensualidade. Com o tempo as obras também foram ganhando novos personagens, como gatos, abelhas, peixes e outros pequenos animais, sempre retratados com as suas pinceladas características.

Nascida em 1977 na cidade de Tupã, interior de São Paulo, a artista se mudou para a capital paulista ainda bebê. Sempre demonstrou interesse em pintar e desenhar. Na adolescência junto com um grupo de amigos que conheceu enquanto cursava Comunicação Visual, Nina experimentou a emoção da primeira pintura de rua, que ficou registrada na Avenida Tiradentes em frente à Estação da Luz, região central de São Paulo.

Os primeiros trabalhos se caracterizaram pelo registro do seu nome com letras estilizadas e aos poucos a artista foi transferindo suas meninas, que já rabiscava e pintava em telas, para os muros da cidade. Se no início com traços simples, as obras foram ficando cada vez mais complexas e detalhadas.
Assim, Nina fez parte da geração de artistas brasileiros que cresceu grafitando nos anos 90 e levou a arte das ruas para os principais museus e galerias do mundo. Sua primeira exposição, Um Minuto de Silêncio, aconteceu em 1999 - uma coletiva realizada na Funarte, em São Paulo. Internacionalmente, Nina fez sua estreia em 2002, participando com algumas telas da coletiva I Don t Know, na galeria Die Farberie, em Munique, na Alemanha.

Desde então, a artista já participou de projetos de intervenção urbana e exposições em galerias no Brasil e ao redor do mundo, em países como Alemanha, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, entre outros. Inclusive foi responsável por pintar, em 2007, junto com OsGemeos e o artista Nunca, a fachada do Castelo Kelburn, em Glasgow, na Escócia.

Prevista para ser uma intervenção temporária, a obra fez tanto sucesso que acabou se tornando cartão postal da região. Em 2011, a artista plástica lançou seu primeiro livro. Publicado pela Editora Master Books, a obra intitulada "Nina" traz uma seleção de imagens que retratam sua trajetória, iniciada em 1993.
Em 2013, realizou a exposição "Serendipidade" em São Paulo/Brasil, sendo record de visitação na Galeria Leme. No mesmo ano, participou do projeto Fendi Artist Baguete da marca italiana Fendi, customizando uma bolsa baguete que foi leiloada em São Paulo/Brazil em prol do Instituto Verdescola.

A artista colaborou com uma obra que foi destinada ao leilão de arte realizado no MAM/RJ (Museu de Arte Moderna – Rio De Janeiro/Brazil) em benefício do Hospital Pró Criança Jutta Batista, em 2014.

Nina teve sua participação marcada na quinta edição do AmFar Inspiration Gala São Paulo, em 2015, para unir fundos em prol da luta contra AIDS. Sua obra de arte intitulada "Maior que a imensidão da paz" foi a doação vendida com o maior valor no leilão.

Em 2022, Nina expos no grande museu Heydar Aliyev Center em Baku- Azerbaijão.

Principais Trabalhos